quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Idadismo

Proponho hoje à reflexão um conceito me parece de suma importância nos nossos tempos: o idadismo.

Começando pela definição, o idadismo é, segundo Fonseca (2006)[1], o “estereótipo, preconceito ou discriminação baseados na idade”.

Num país cada vez mais envelhecido, é crucial termos consciência do modo como vemos os idosos, uma vez que isso pode ganhar grande peso na qualidade de vida, ou falta dela, das gerações que nos ajudaram a nascer, crescer e ter o mundo como o conhecemos.

Como diria Cavanaugh (citado por Fonseca, 2006)1 “uma das causas mais graves associadas ao idadismo consiste no facto dele suscitar uma atitude negativa que afecta o comportamento dos mais novos em relação aos mais velhos e que pode fazer, inclusive, com que os próprios idosos olhem para si mesmos de acordo com uma imagem socialmente conforme às expectativas generalizadas, isto é, incompetentes e incapazes”.

E este conceito está, do meu ponto de vista, de tal forma enraizado na nossa sociedade que por um lado se teme envelhecer e se tenta não parecer velho (para não se tornar incompetente e incapaz aos olhos dos outros), e por outro se tratam os idosos como crianças e como apenas dignos de papéis sociais de menor relevo.

Mas, se olharmos para as pessoas idosas (sem doença) que conhecemos, e observarmos não menosprezando, vemos pessoas capazes, com tempo disponível para si e para se dedicarem a tarefas nobres, mas muitas vezes impossibilitadas de participar nas mais variadas tarefas porque “não é para a sua idade”, “já não é tão capaz”…

Não me vou deter muito mais com este assunto, porque o que queria passar era a reflexão e a consciência da discriminação. Isto porque às vezes o que não fazemos por mal, magoa os outros, e todos irremediavelmente, numa situação ou outra e mesmo sem qualquer tipo de intenção acabamos por discriminar o velho, o novo, o doente…

Cátia


[1] Fonseca, A.M. (2006). A Noção de idade e o idadismo. In O Envelhecimento: Abordagem Psicológica (pp. 22-33; 2ª Ed.). Lisboa: Universidade Católica Portuguesa.

Nenhum comentário: